Engenharia Informática

O Mestrado em Engenharia Informática da Escola de Ciências e Tecnologias da Universidade de Évora é um 2º ciclo de Bolonha que resultou da experiência do Departamento de Informática com a Licenciatura em Engenharia informática (5 anos) iniciada em 1995/96 e acreditada pela Ordem dos Engenheiros desde 2003/04, e com o Mestrado em Engenharia Informática.

Este Mestrado complementa os conhecimentos obtidos num 1º ciclo em Engenharia Informática, oferecendo formação avançada em diversas áreas de Informática, estimulando a adaptação a novas tecnologias, desenvolvendo a capacidade para projetar produtos inovadores com recurso a técnicas atuais e fomentando a aquisição de competências como o sentido critico, a criatividade e o trabalho em equipa.  Os diplomados têm uma formação obrigatória que incluí disciplinas das seguintes áreas:  Inteligência Artificial, Sistemas de Informação e Sistemas Distribuídos e Multimédia e  Gestão; que é complementada com optativas da área de informática. A Dissertação é individual e obrigatória e pode ser feita com um trabalho de investigação ou desenvolvimento na universidade ou em empresas onde se aplicam os conhecimentos e capacidades já adquiridas consolidando-as e adquirindo novas. Os nossos diplomados exercem funções profissionais nas seguintes áreas da informática: consultadoria e auditoria, gestão e desenvolvimento de sistemas de informação, gestão e desenvolvimento de aplicações e investigação e desenvolvimento. Encontram colocação em serviços públicos, empresas de desenvolvimento de software, bancos, companhias de seguro, auditoras, empresas de telecomunicações, entre outras.

Objetivos

Formação avançada em diferentes áreas da Informática, sem prejuízo da aquisição de conhecimentos tecnológicos específicos, tendo em conta que a evolução tecnológica é muito rápida nesta área científica;

Capacidade de adaptação a uma diversidade de novas situações, nomeadamente evoluções tecnológicas e mudanças de paradigma;

Continuidade através incursão num terceiro ciclo em Informática (doutoramento) ou entrada no mercado de trabalho. Este programa de mestrado faculta aos estudantes conhecimentos e competências avançadas que lhes abrem várias oportunidades de carreira.

Saídas Profissionais

O mestrado em Engenharia Informática é uma proposta que visa desenvolver a capacidade de investigação e desenvolvimento em área das tecnologias da informação e da engenharia de software, como tal estimula e dinamiza as potencialidades regionais.

Diretor de Curso

Profª Irene Rodrigues, email: ipr@uevora.pt